Unipam

PIBIC

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

SOBRE

O que é o PIBIC?

No Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), o Programa Institucional de Bolsas e Iniciação Científica (PIBIC) teve início no ano de 2000 e já está em sua vigésima segunda edição. Esse programa é mantido pela própria instituição, que financia a concessão de bolsas. O Programa de Iniciação Científica tem como princípio despertar vocações científicas e talentos potenciais entre alunos de graduação, possibilitando ao iniciante a aprendizagem de técnicas e métodos norteadores da produção crítica do conhecimento.

SOBRE

Como participar?

O professor deverá inscrever o projeto no período de 18/06/2021 a 21/06/2021, pelo email [email protected] . Só serão recebidas inscrições vindas do e-mail UNIPAM do professor autor do projeto.

Apenas o formulário de inscrição (Anexo I) deverá ser acessado, preenchido digitalmente, assinado e enviado pelo email [email protected], juntamente com a documentação exigida (item 5 do edital). Após a aprovação do projeto, o Anexo II, o Anexo III e o Anexo IV (somente para projetos voluntários) deverão ser acessados, preenchidos digitalmente, assinados e enviados pelo email [email protected] juntamente com a documentação exigida (item 6 do edital).

Os projetos de pesquisa que envolverem seres humanos e animais deverão ser analisados e aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e/ou pelo Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da instituição, antes da inscrição.

Os projetos de pesquisa que despenderem gastos deverão ser enviados juntamente com uma breve justificativa, explicando a necessidade de tal material/exame e planilha de orçamentária padrão com os orçamentos levantados e assinados pelas empresas, para prévia aprovação da viabilidade financeira.

SOBRE

Quem pode participar?

Todo aluno que estiver regularmente matriculado em curso de graduação (estar cursando a partir do terceiro período do curso de graduação) ou Pós-graduação do UNIPAM (somente como voluntário). O aluno participante só poderá possuir uma reprovação no último semestre letivo (2/2020).

O orientador deve ser professor da instituição, em pleno exercício de suas atividades docentes, e dispor de tempo para orientar. Comprometer-se a orientar o acadêmico em todas as fases de desenvolvimento do trabalho e da execução da pesquisa até a apresentação dos relatórios nas datas determinadas pelo edital.

SOBRE

Como é a concessão de bolsas?

O professor que tiver seu projeto selecionado pelo comitê julgador indicará um aluno para desenvolvê-lo e este aluno assinará com a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM) um Termo de Concessão e Aceite de Bolsa de Iniciação Científica por um período de doze meses (excepcionalmente, não aceitaremos projetos de alunos formandos). Neste termo, figuram os deveres do bolsista e de seu respectivo orientador.

O aluno de pós-graduação poderá desenvolver o projeto de pesquisa de forma voluntária, cabendo a este, cumprir com todos os itens do edital.

SOBRE

Quantas bolsas são disponibilizadas?

Para o exercício 2021/2022, o XXII Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Patos de Minas disponibilizará 50 bolsas.

SOBRE

Quem já tem alguma bolsa pode concorrer?

Sim. O aluno poderá fazer acúmulo de bolsas, no que se refere à Bolsa Social, PROUNI, PIBEX, bolsas de monitoria, estágio no UNIPAM, menor aprendiz, ou qualquer outra modalidade de bolsa, bem como FIES ou Pravaler. No entanto, o aluno não poderá acumular bolsas do PIBIC.

SOBRE

O projeto do PIBIC pode ser desenvolvido de forma voluntária?

Caso o projeto seja aprovado, mas não obtenha pontuação necessária para receber uma das 50 bolsas, o orientador poderá indicar um aluno para juntos desenvolvê-lo de forma voluntária, para o qual também receberão certificado.

A Iniciação Científica, documentada com certificado e apresentação de relatórios, conta como horas de extensão curricular, sendo a carga-horária avaliada conforme portaria aprovada para cada curso.

SOBRE

Como é feita a seleção dos projetos?

A Coordenação da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão fará o recebimento via email, o protocolo, a conferência e a triagem da documentação na ordem exigida pelo edital. Assim que todos os trabalhos estiverem cadastrados e receberem seu número de inscrição, os projetos são distribuídos para avaliação pelo corpo docente. Os docentes avaliadores são convidados pelo Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão para tal função e assinam um termo de compromisso de sigilo ético para resguardar todas as partes. O Comitê Interno verificará a apresentação gráfica do projeto de pesquisa, que deverá obedecer às normas do Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos do UNIPAM, e avaliará o projeto de pesquisa, para verificar o atendimento aos termos do presente edital conforme os critérios de avaliação estabelecidos pela Coordenação da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão com aprovação do Colegiado do NIPE.

A classificação dos projetos, após a computação de todos os pontos referentes à subseção 7.5 do edital, seguirá os seguintes critérios, aprovados pelo colegiado do NIPE:

  1. 1 - Para ser aprovado o projeto de pesquisa deverá obter no mínimo 20 pontos, do total de 32 distribuídos.
  2. 2 - Serão contemplados, inicialmente, o primeiro projeto referente a cada curso do UNIPAM. Lembrando que, se um mesmo professor for contemplado com bolsa como melhor projeto, em mais de um curso, o docente ficará com a bolsa no curso em que obtiver maior nota e que, no outro curso, a bolsa ficará com o segundo melhor projeto do curso.
  3. 3 - As bolsas restantes serão disputadas pelos demais projetos em igualdade de condições.
  4. 4 - Em caso de empate, será concedida a bolsa para o orientador com maior pontuação no Currículo Lattes e, caso ainda haja empate, recorrer-se-á ao terceiro avaliador.

SOBRE

Qual é o núcleo responsável pelo PIBIC?

O Núcleo responsável pelo PIBIC é o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (NIPE) e a Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, localizado no segundo andar do Centro Administrativo, Bloco A.

Telefone: (34) 3823-0139 e (34) 3823-0352 - [email protected]

SOBRE

Vantagens em desenvolver o PIBIC

Vale horas de extensão: no entanto, para cada curso vale determinada quantidade de horas, devendo ser consultado tal valor na Portaria que disciplina as horas complementares no curso.

Os trabalhos podem ser publicados: O UNIPAM possui uma revista eletrônica destinada à publicação de trabalhos de iniciação científica, a revista Perquirere (https://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere). O aluno, ao término do desenvolvimento do trabalho, fará um artigo científico e submeterá ao Conselho Editorial, podendo ser aprovado e publicado.

Contribuição para o desenvolvimento da vocação científica.

Aproximação com a pesquisa científica.

Enriquecimento do currículo para o mercado de trabalho.

Bônus na pontuação de seleções para programas de pós-graduação Stricto sensu.